(55) 3251-1816
www.nova99.com.br

Quase 11 mil vagas de emprego temporário serão abertas neste fim de ano, prevê associação


Quase 11 mil vagas de emprego temporário serão abertas neste fim de ano, prevê associação



Vagas crescem 14% em relação ao ano passado, estima Associação Brasileira do Trabalho Temporário. Maioria dos empregos temporários está em serviços, indústria e comércio.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que, até dezembro deste ano, serão abertas 10.944 vagas em todo o estado. Um crescimento de 14% em relação ao ano passado.

Do total, 623 estão cadastradas nas agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine). Muitas não exigem experiência.

De acordo com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), a maioria dos empregos temporários está em serviços, como garçom, segurança e portaria, indústria e comércio.

“Antigamente se exigia muito a experiência. Hoje, os empresários estão optando dar uma oportunidade para as pessoas para que comecem a trabalhar em sua empresa, em seu empreendimento, e adquira experiência trabalhando na sua empresa”, diz o diretor-presidente Rogério Grade.

O clima de otimismo entre os comerciantes é evidente. Uma rede de lojas de roupas de um shopping de Porto Alegre vai contratar 150 funcionários até o fim do ano. São vagas para vendedor, auxiliar e caixa.

Já em uma loja de vestidos no centro da Capital, o diretor executivo Alex Carlotto abriu quatro vagas temporárias. Mas prevê que, talvez, elas se tornem postos permanentes.

“É uma mão de obra muito qualificada. Não é um vendedor clássico de mercado, varejo. A gente trabalha com um produto muito especializado. Esse profissional não existe no mercado, a gente precisa formar. Então, quando acaba o período de experiência, quando está praticamente pronto, nossa intenção é, quando possível, mantê-lo.”

Uma dica importante a quem pleiteia pelas oportunidades é fazer um currículo objetivo, sem muitos detalhes. Mas nem tanto. A coordenadora de Recursos Humanos Simone Schaan diz que é comum esquecer até o contato para ser chamada:

“O currículo deve ser resumido, com as principais informações. Principalmente as últimas experiências e o estudo, se está no ensino médio ou [se possui] uma graduação.”

Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/11/16/quase-11-mil-vagas-de-emprego-temporario-serao-abertas-neste-final-de-ano-preve-associacao.ghtml

Publicado em: 16/11/19