Contato Comercial (55) 3251-1816
www.nova99.com.br
Peça sua música (55) 3251-1792
Whatsapp (55) 9 9666 0113



Fim de semana com fortes temporais no RS


Fim de semana com fortes temporais no RS




A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul no fim de semana, com elevado risco que pode causar estragos e transtornos no Estado. Uma poderosa linha de tempestades vai avançar da Argentina e do Uruguai para o território gaúcho no sábado com temporais que podem ser fortes a severos.
Todas as regiões do Estado têm risco de temporais durante o sábado, mas a região que mais preocupa é a Metade Oeste, onde deve ocorrer a máxima atividade da instabilidade, com os maiores volumes de chuva e acumulados altos que podem se aproximar ou passar dos 100 milímetros, causando alagamentos. Municípios como Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete, Maçambará, Itaqui, São Borja, Santiago e localidades próximas compreendem a área de maior risco de temporais fortes.
Por sua vez, na Metade Leste a chuva vai ter volumes predominantemente baixos e será bastante irregular e qualquer ocorrência de chuva forte a intensa será localizada e acompanhando temporais isolados passageiros, como se vê na projeção de chuva até 9h de domingo do modelo WRF acima (na capa da matéria).
Entenda o deslocamento das tempestades pelo RS
Os mapas meteorológicos abaixo, do modelo WRF, mostram um alinhamento de tempestades ingressando no sábado, ainda na primeira metade do dia, pelo Oeste do Rio Grande do Sul. A configuração da instabilidade em linha, precedida por ar quente, e os valores de refletividade previstos, indicam a ocorrência de temporais com alto risco de vendavais em que as rajadas podem passar de 100 km/h, capazes de trazer danos como destelhamentos, queda de árvores e de postes, colapso de estruturas e ainda falta de energia. As tempestades podem ainda trazer granizo de variado tamanho e chuva com volumes muito altos em curto período.
A tendência, segundo a projeção do modelo, é que no decorrer do sábado a instabilidade se desloque pelo Rio Grande do Sul, mas ao avançar pelo Estado deve perder organização e força mas, mesmo assim, ainda poderá ser responsável por temporais isolados na Metade Leste gaúcha, que inclui a região de Porto Alegre e também a Serra. A chuva vai chegar no sábado a Porto Alegre, segundo a nossa melhor estimativa, entre o meio da manhã e o começo da tarde. No começo do domingo, novas áreas de instabilidade vão se formar no Norte e no Noroeste gaúcho com risco de temporais isolados.

FONTE: http://www.rafaelnemitz.com/2020/12/fim-de-semana-com-fortes-temporais-no-rs.html#.X9yegr1KiUk

Publicado em: 18/12/20