ter. nov 20th, 2018

Projeto musical do Cras Delci Viero Ruivo transforma a vida de crianças e adolescentes

Paola Muniz (coordenadora do Cras), Levi Dal Carobo e Thiago Canterle (monitores) e Zelina Moreira (orientadora social), com parte dos jovens da banda: Juliana (17), Vitor (16), Marli (14), Joice (14), Pedro (14), Breno (13), Lucas (15) e Gustavo (11).

Já imaginou o que um cantor sente ao subir num palco e ser aplaudido? O poder que é transmitido nas palmas, nas palavras de incentivo, no carinho da plateia? Em Santiago, um grupo de uns 25 jovens está tendo essas vivências e acreditando que a arte pode ajudar muito em suas vidas.

São os integrantes da banda do Cras Delci Viero Ruivo, que é constituído quase todo de crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos, moradores de bairros diversos. O que os aproximou do Cras foi o trabalho social desenvolvido pela entidade, que procura manter jovens longe de caminhos adversos (drogas, álcool etc), e a oportunidade que se abriu de aprender a tocar um instrumento musical.

A banda marcial já existe há cinco anos, mas de um ano pra cá, os jovens estão sendo desafiados a tocar outros estilos musicais populares. E isso tem aberto portas para muitas apresentações. A banda já tocou na Feira do Livro, na Fecoarti, na abertura do ano letivo, no Jantar do Cordeiro e está convidada também a ir a Porto Alegre.

Quem os vê no palco, cantando e tocando com tanto profissionalismo, não imagina os sacrifícios pessoais de cada um para estar ali e nem mesmo as dificuldades vencidas. Boa parte dos instrumentos foi conseguida por meio de doações, a exemplo do Rotary que presenteou o grupo com uma bateria e camisetas. Outros instrumentos foram doados por pessoas da comunidade e Paola ressalta que tudo é bem-vindo.

Conforme Paola Muniz, coordenadora do Cras, eles fazem os ensaios duas vezes por semana, sob a orientação de Levi Dal Carobo e de Thiago Canterle, tendo também o acompanhamento da orientadora social Zelina Moreira.”A banda tem sido o carro-chefe do Cras e temos muito orgulho de ver o que esses jovens estão conquistando, sendo reconhecidos e se interessando em estudar, em evoluir na vida. É muito gratificante e queremos vê-los ir mais longe”, se emociona Paola.

Fotos e link total de:http://www.santiago.rs.gov.br/noticia/4332/12-03-2018/projeto-musical-do-cras-delci-viero-ruivo-transforma-a-vida-de-criancas-e-adolescentes

Gostou? Deixe seu comentário!

Olá, Gostou? Então compartilhe, divulgue nosso trabalho! A equipe Nova99,3 agradeçe .