Judicialização da saúde: Santiago promove evento para debater o problema

No próximo dia 29 de agosto, às 19h, vai acontecer um grande debate entre as entidades que já estão trabalhando em sintonia, além de profissionais da área da saúde, tanto pública quanto privada e associações profissionais. O objetivo é o da sensibilização e o do entendimento. Esse encontro será no auditório do Sindicato Rural. Dentre tantas doenças que atingem o sistema de saúde dos municípios uma das que mais corrói os orçamentos é a judicialização, que é quando as pessoas entram na justiça para obter medicamentos, exames, cirurgias ou tratamentos.  As necessidades em saúde são divididas entre os entes federal, estadual e municipal ou ao menos deveria ser assim porque na prática isso não acontece e os municípios estão pagando a conta sozinhos.

“As judicializações ferem os princípios do SUS e atravessam etapas que precisam ser respeitadas a fim de garantir equidade na saúde. Quando as judicializacoes caem na mesa dos secretários de saúde aparecem os mais diversos e absurdos pedidos como marcas específicas, medicamentos e serviços oferecidos sim pelo SUS, porém com profissionais específicos do sistema”, observa a secretária de Saúde de Santiago, Giselle Ribeiro.

Para diminuir a demanda de judicializações, Santiago tem procurado manter um diálogo aberto entre várias entidades. Conforme a secretária de Saúde, Giselle Ribeiro, existe uma aproximação entre o município, o Judiciário, a Procuradoria Geral do Estado, a 4ª Coordenadoria de Saúde, a URI, o Fórum, a Defensoria Pública e a OAB. Já houve dois encontros que avançaram na busca por um entendimento que desafogue o município e faça os governos assumirem mais as suas responsabilidades.

“Estamos dialogando e avançando, inclusive unindo forças com secretários de saúde de toda a nossa região. É uma conta que cresce e os municípios estão tendo que sustentar. A saúde, que é feita para atender a coletividade, acaba tendo altos custos. É uma conta que está saindo muito cara para os municípios”, afirmou Giselle, convidando a todos para a reunião do dia 29.

Foto e link total de:http://www.santiago.rs.gov.br/noticia/3864/15-08-2017/judicializacao-da-saude-santiago-promove-evento-para-debater-o-problema

Gostou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta