Doações para o fundo da criança e do idoso podem ser abatidas do Imposto de Renda. Saiba mais

Secretária de Desenvolvimento Social, Denise Cardoso.

Você sabia que pode destinar parte do imposto de renda devido para os fundos do idoso, da criança e do adolescente? Muitos empresários e pessoas físicas não sabem que podem destinar parte do Imposto de Renda devido a instituições sociais da sua própria região, por meio dos fundos estadual e municipais da criança e do adolescente ou da pessoa idosa. É sempre importante lembrar: esta é uma forma simples de garantir que seu imposto seja destinado à sua cidade.

Para ajudar crianças e idosos
A secretária de Desenvolvimento Social, Denise Cardoso, explica que as pessoas podem doações depositando valores no Fundo do Idoso (na Caixa Federal) ou no Fundo da Criança e do Adolescente (no Banrisul). Depois, com o recibo do depósito vai até a Secretaria da Fazenda do município, que fornece um comprovante que permitirá que ela insira a informação na Declaração do Imposto de Renda. E o valor que ela doou é deduzido ou restituído do valor a ser pago ou recebido. Denise também comenta que é possível buscar o auxílio do contador, que é tudo muito simples de se fazer.

Quem pode destinar?
Todas as pessoas físicas que declaram I.R. pelo modo completo e pesoas jurídicas que apuram I.R. pelo lucro real.

Quanto é possível destinar?
Durante o ano, as pessoas físicas podem doar até 6% do I.R., devido para o Fundo da Criança e do Adolescente ou para o Fundo da Pessoa Idosa ou ainda uma parte para cada fundo. As pessoas jurídicas podem doar até 1% do imposto devido para cada fundo.

Quando destinar?
As doações podem ser feitas durante o ano. Durante o período de entrega da declaração do I.R., as pessoas físicas podem doar até 3% do imposto devido, desde que não ultrapassem os 6% determinados pela legislação federal.

Como destinar?
Durante o ano, as doações podem ser feitas diretamente ao Fundo da Criança e do Adolescente ou ao Fundo da Pessoa Idosa, estadual ou municipal, por meio de depósito bancário identificado como o CPF do doador.

Contas

  • Fundo da Criança e do Adolescente- Banrisul- Agência 0597. Conta corrente: 032313500-1.
  • Fundo do Idoso- Caixa Federal- Agência 0597- Conta corrente: 032088080-6

 

Fotos e link total de:http://www.santiago.rs.gov.br/noticia/4115/24-11-2017/doacoes-para-o-fundo-da-crianca-e-do-idoso-podem-ser-abatidas-do-imposto-de-renda-saiba-mais

Gostou? Deixe seu comentário!

Olá, Gostou? Então compartilhe, divulgue nosso trabalho! A equipe Nova99,3 agradeçe .