‘Apagão’ deixa 70 milhões de pessoas sem luz em diversas regiões do Brasil

Falha no fornecimento de energia afetou quase todos os municípios dos estados do Nordeste e de quatro estados da região Norte

O Operador Nacional do Sistema Elétrico vai apurar as responsabilidades do apagão que atingiu 13 Estados do Norte e Nordeste e afetou mais de 70 milhões de pessoas.

O problema começou às 15h48 desta quarta-feira (21) e afetou quase todos os municípios dos 9 Estados do Nordeste e de quatro Estados da região Norte – só o Acre, Rondônia e Roraima não tiveram queda de energia.

Na maior parte das cidades o fornecimento foi interrompido por pouco mais de duas horas, mas, no final da noite, o blecaute persistia em algumas regiões.

No Sul, Sudeste e em Brasília a queda de energia durou de três a vinte minutos, sem muitos transtornos.

Em Recife e Salvador estações de trem e metrô foram fechadas por cerca de quatro horas. Na capital baiana, 15 trens estavam em movimento e dois deles pararam no meio dos túneis, obrigando os passageiros a descer a andar pelos trilhos.

O famoso Elevador Lacerda, ponto turístico da capital baiana, fechou as portas; caixas eletrônicos também pararam de funcionar. Ruas e avenidas tiveram quase 200 quilômetros de congestionamento em Salvador, mas o número não é preciso, porque radares e medidores de fluxo não funcionaram.

Os semáforos da cidade e também de Aracaju, Recife, Maceió, São Luís e Fortaleza ficaram apagados.

O Aeroporto Internacional de Salvador ficou 20 minutos sem energia até que o gerador entrasse em operação. O check-in das companhias aéreas foi interrompido durante esse período, mas não houve atraso nem cancelamento de  voos.

Em Manaus, dois voos foram cancelados. Faltou água em Maceió, Manaus, e em todo o estado da Paraíba. Pedágios, unidades de saúde e shoppings foram mantidos com gerador.

Em João Pessoa, O gerador do Hospital de Emergência e Trauma  teve uma sobrecarga após o apagão e sem ar-condicionado, alguns pacientes foram colocados no pátio por causa do calor. Alunos da Universidade Federal de Alagoas fizeram prova com a lanterna dos celulares. Em outras universidade das regiões Norte e Nordeste as aulas foram suspensas à noite.

No Pólo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, os 20 mil funcionários foram liberados, mas o prejuízo ainda não foi estimado.

Os serviços de telefonia fixa e celular foram interrompidos ou deixaram de completar as ligações na maior parte das cidades atingidas. A Anatel confirma as interrupções nas redes de telefonia, mas não soube informar a duração da falha nem o número de consumidores afetados.

Fotos e link total de:http://www.verdadegospel.com/apagao-deixa-70-milhoes-de-pessoas-sem-luz-em-diversas-regioes-do-brasil/

Gostou? Deixe seu comentário!

Olá, Gostou? Então compartilhe, divulgue nosso trabalho! A equipe Nova99,3 agradeçe .