"

Dar uma pausa na dieta ajuda a perder mais peso, diz estudo

Cumprir dietas em longo-prazo é um problema para você? Aqui vai uma boa notícia. De acordo com um novo estudo da Universidade da Tasmânia, na Austrália, fazer uma pausa de duas semanas durante a dieta pode potencializar a perda de peso e contribuir para a redução de até oito quilos a mais.

Reação faminta

Quando começamos uma dieta e passamos a ingerir menos calorias por dia, nosso corpo desencadeia uma mecanismo chamado ‘reação faminta’ que desperta a sensação de fome e torna difícil permanecer no regime por muito tempo. Por isso é normal que pessoas em regimes longos acabem cometendo deslizes de percurso, que acabam atrapalhando a perda de peso.

Além disso, quando as pessoas retornam à alimentação ‘padrão’, o corpo reduz o metabolismo e passa a queimar menos gordura para se prevenir dos tempos de crise alimentar (conhecido como ‘dieta’).

“Essa reação é um mecanismo de sobrevivência que ajudou os seres humanos, como uma espécie, a reservar energia. Hoje, não temos mais o mesmo estilo de vida e esse mecanismo acaba por contribuir para o aumento de peso”, disse Nuala Byrne, líder da equipe de pesquisa.

O estudo

Tendo isso em mente, os pesquisadores resolveram estudar como homens acima do peso reagiriam a uma dieta com pausas de 14 dias, que poderia evitar essa reação de contenção do organismo.

Os voluntários foram divididos em dois grupos que tiveram que cortar um terço da ingestão calórica. Um dos grupos manteve-se na dieta durante 16 semanas seguidas, enquanto o outro tinha que manter a alimentação restrita por apenas duas semanas, seguidas de 15 dias de pausa nos quais os participantes poderiam comer o necessário para manter  – e não perder – o peso. 

Depois disso, eram mais duas semanas de dieta pouco calórica e os ciclos iam se alterando por 30 semanas para garantir que os voluntários desse grupo cumprissem as mesmas 16 semanas de dieta.

Resultados duradouros

Os resultados mostraram que os participantes que fizeram pausas estratégicas ao longo da dieta não só perderam mais peso, como conseguiram manter melhor o emagrecimento após a conclusão do teste.

Os participantes que fizeram a pausa pesavam, em média, oito quilos a menosdo que o outro grupo, mesmo depois de seis meses após o fim do regime.

Mudança na alimentação

De acordo com Nuala, mudanças bruscas na dieta levam a uma série de processos biológicos que desaceleram o metabolismo, fazendo com que a pessoa perca menos peso do que o esperado ou até engorde.

“Quando reduzimos o consumo calórico durante a dieta, o metabolismo diminui para compensar essa perda, um fenômeno conhecido como termogênese adaptativa, que torna a perda de peso mais difícil”, disse a professora.

Jejum intermitente

No entanto, apesar dos bons resultados associados à pausa na dieta, segundo os pesquisadores, planos alimentares que incentivam pausas e jejuns podem não ser tão eficazes. “Outros trabalhos científicos mostraram que as dietas que utilizam períodos de jejum completo ou parcial em dias alternados não são melhores do que qualquer dieta contínua convencional”, disse Nuala.

“Embora sejam necessários estudos adicionais em torno da nossa abordagem, os resultados do estudo fornecem suporte preliminar de que essa alternativa é superior à dieta contínua.”

Testo fotos e link total de:http://veja.abril.com.br/saude/dar-uma-pausa-na-dieta-ajuda-a-perder-mais-peso-diz-estudo/

Gostou? Deixe seu comentário.

Compartilhe seu comentário no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright - 2014-2017 Rádio Nova99,3 Iguaçu Fm. Santiago RS. Direitos Reservado. Designer Sttill Mag Jhonson Bravo.