"

Tite convoca Arthur e deixa Luan de fora da Seleção na última lista das Eliminatórias

A última chamada de Tite para as Eliminatórias teve uma surpresa gremista: Arthur.

— É um garoto que joga em um nível de concentração muito alto. Não posso fechar as portas para um jogador que está jogando em alto nível, mesmo que seja um jovem – disse Tite, sobre o volante Arthur. – Conversei com o Renato Gaúcho com as qualidades que ele tem (Arthur), já havia feito com o Luan, também teve um peso. Assim como todos os outros técnicos que abriram a possibilidade de conversar (sobre os seus jogadores) — acrescentou o técnico da Seleção. 

A convocação, realizada na sede da CBF, na manhã dessa sexta-feira, vale para os jogos contra a Bolívia, em 5 de outubro, e contra o Chile, dia 10, nas duas rodadas finais da competição. Já classificado e campeão da fase sul-americana, a Seleção ainda fará dois amistosos antes do final do ano. Serão em novembro, com os adversários ainda não divulgados. 

Já Luan, que havia sido chamado para os jogos contra Equador e Colômbia, não foi convocado, talvez por estar em recuperação de um edema na coxa direita e não estar sequer atuando pelo Grêmio. A chamada de Tite dessa vez abrange a partida contra a Bolívia será disputada fora de casa, em 5 de outubro, na altitude de La Paz, e o duelo com o Chile, que ocorrerá no dia 10, no Allianz Parque, o estádio do Palmeiras, em São Paulo. Os bolivianos já estão eliminados, enquanto que os chilenos estão no blocão com Peru, Argentina, Paraguai e Equador, as seleções que brigam por vaga direta à Rússia, sem a necessidade de encarar a Nova Zelândia, na repescagem. 

— O critério da convocação não atende apenas ao momento do jogador no clube. mas, sim, o momento dele no clube, na Seleção, e uma projeção de como ele estará daqui a 11 meses, na Copa do Mundo — anunciou Tite. 

Questionado sobre se “poderia passar” se a lista atual estaria próxima da relação definitiva para a Copa, Tite respondeu:

— Poderia passar se fosse simpático (percentual da lista fechada). O atleta pode crescer, evoluir. Competir em alto nível te faz elevar. Um deles pode machucar, estar num processo de recuperação. Não estar bem tecnicamente, brigar com o técnico e não estar jogando. Por isso a importância da estrutura para acompanhar o atleta e o seu desempenho.

A respeito de possíveis suspensões para o Mundial, caso algum jogador seja expulso contra o Chile (dois cartões amarelos não acarretarão gancho para a estreia na Rússia), o treinador disse:

— É uma realidade (possível suspensão para a Copa). Tem o caminho de fortalecer a equipe, jogar sob essas pressões, inclusive do adversário e desse risco que se corre, ou se encolher. Não vou, vou segurar. Não se faz assim. Tem que disputar no mais alto nível. Vai correr o risco. Corremos o risco de oito cartões pendurados contra a Colômbia. Eu, pela parte da manhã, trocávamos o canal e eram todos com a camisa da Colômbia. Era uma atmosfera de Mundial. Equipe manteve um nível de concentração altíssimo. E ninguém tomou cartão para não jogar contra a Bolívia. É um desafio para mostrar o quão maduro nós somos. Enfrentar o grande campeão das duas últimas Copas América no mais alto nível.

Outra questão a Tite foi a respeito da definição de um capitão para o time. Até aqui, o técnico já escalou 10 jogadores diferentes com a braçadeira. 

— A ideia é não ser bonzinho com ninguém, mas aprendi que liderança existe em uma série de aspectos que te credenciam a ser um líder. Comportamental, capacidade de comunicação, tática, entendimento do jogo. Exemplo, técnica. Nem todos têm essas variáveis. Nossa comissão tem diferentes características. Procuro fomentar esta responsabilidade de uma tarja de capitão. Não é só a faixa. Vem toda uma responsabilidade. Mentalmente tem que ser um cara forte, no momento que for provocado. Vou guardar essa pergunta sobre a final — argumentou Tite.

Parece haver uma inconformidade na imprensa paulista com o fato de o goleiro Vanderlei, do Santos, não ser convocado (uma vez mais). A respeito dos “mesmos três goleiros” chamados, Tite afirmou: 

— Tem um acompanhamento, o Taffarel é muito específico e a palavra final é minha. Acompanhamos jogos in loco. Tivesse mais tempo, teria toda uma situação. Coloquei projeção para Copa do Mundo, não dá para ser bonzinho com todo mundo. Existem sete, oito jogadores no gol. Temos uma safra muito boa. Diego Alves, Weverton, estamos acompanhando. Falei do Fábio, voltou depois do machucado em alto nível, fazendo diferença. Somos privilegiados com esses grandes jogadores.

Quase ao final, Tite ainda respondeu que pediu uma pesquisa sobre como são os passes de alguns jogadores durante os jogos pelos seus clubes, inclusive o de Arthur:

— A gente procura ser o mais detalhado possível. Pedi para buscarem passes positivos e para o lado de Arthur, Fred. Gosto de passe vertical. Procuro dados para ver, dentro do sistema da Seleção, as características dos atletas.

No encerramento da coletiva, Tite fez um alerta a quem pensar que já está garantido na lista da Copa:

— São oportunidades que estamos dando, para abrir o leque dentro do que o tempo me permite. Quero ter uma real avaliação. Todos esses estão com oportunidades reais. Não é porque deixou de vir que estamos deixando de monitorar. Não estão assegurados nem os que vieram, nem os que ficaram de fora. Esse tempo de acompanhamento vai permitir formar conceitos. Estágio de confiança.

Os 24 convocados:

Goleiros: 
Alisson (Roma)

Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)

Zagueiros: 
Jemerson (Monaco)

Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)

Laterais: 
Danilo (Manchester City)

Daniel Alves (PSG)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)

Meias: 
Arthur (Grêmio)

Casemiro (Real Madrid)
Diego (Flamengo)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Willian (Chelsea)
Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)

Atacantes: 
Diego Tardelli (Shandong Lunen-CHI)

Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Neymar (PSG-FRA)
Roberto Firmino (Liverpool)

 

Este conteúdo é originário total de:http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2017/09/tite-convoca-arthur-e-deixa-luan-de-fora-da-selecao-na-ultima-lista-das-eliminatorias-9900765.html

Gostou? Deixe seu comentário!

Compartilhe seu comentário no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright - 2014-2017 Rádio Nova99,3 Iguaçu Fm. Santiago RS. Direitos Reservado. Designer Sttill Mag Jhonson Bravo.